Mamoplastia 4T: técnica inovadora que combina procedimentos traz benefícios para o paciente, explica Dr. Esmail Safaddine
abril 25, 2023Segundo o médico cirurgião plástico, é possível combinar técnicas, principalmente na mamoplastia, caso paciente esteja apta para as intervenções
Associar procedimentos durante uma cirurgia plástica pode beneficiar de várias formas a paciente. Além de aproveitar o tempo de repouso, as imperfeições são corrigidas de uma só vez, com um resultado mais completo. É aproveitada ainda a internação hospitalar, o que pode reduzir os custos para o paciente.
De acordo com o Dr. Esmail Safaddine, que atua como médico cirurgião plástico, quando as cirurgias estão na mesma área, são mais fáceis de serem combinadas. Um exemplo citado pelo médico é a mamoplastia com a lipoenxertia. A complexidade da operação também é levada em consideração pelo cirurgião plástico.
“Antes de optarmos pela combinação, levamos em consideração a saúde da paciente. O nosso objetivo é sempre evitar o risco cirúrgico. Sendo assim, ao notar ser segura a combinação, prosseguimos. São pedidos exames pré-operatórios, que avaliam a condição clínica, e analisamos ainda outros fatores, como a idade”, explicou.
Após avaliação positiva do médico, a paciente é liberada para a realização dos procedimentos, pontua o Dr. Esmail. O médico cirurgião plástico acrescenta que, em seguida, são passados em consultório todos os cuidados que a paciente deve seguir, tanto antes como após a cirurgia.
“Eu tenho uma técnica chamada ‘4T’. É uma combinação que uso para combater flacidez das mamas. Primeiro, a lipoaspiração perto das axilas, dando assim um contorno melhor na parte lateral das mamas, além de marcar a linha da musculatura local. Depois, a retração do sulco dos seis, o que os eleva e os deixa melhor localizados no meio do tórax. Em terceiro, enxerto de gordura aspirada da própria paciente, para melhorar o contorno e firmeza. Por último, a elevação da aréola e redução do seu diâmetro”, comentou.
“Por trabalharmos várias áreas ao mesmo tempo, há casos em que o tempo de recuperação é maior. A rotina passa por adequações, e não recomendamos que sejam praticadas atividades físicas, ou feita exposição ao sol durante o período de reabilitação do corpo. Se o repouso for seguido corretamente, o corpo vai se adaptar em um melhor tempo, e influenciará positivamente no processo de cicatrização”, concluiu.